Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT coloca em prática projeto de gestão por competência

    O TRT da 15ª Região iniciou, nesta segunda-feira (06/08), a implantação do modelo de Gestão de Pessoas por Competência, com um treinamento ministrado a 22 servidores no auditório da sede do Tribunal. Aprovado pela Administração do Regional, o projeto de Gestão por Competências vem sendo gestado há cerca de um ano e está em conformidade com a Resolução 92/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Segundo a diretora de Pessoal do TRT, Adriana Martorano Amaral Corchetti, os servidores que foram treinados compõem uma equipe multidisciplinar, que junto com a equipe de RH, atuarão na implantação da metodologia do modelo ora adotado. Esse grupo, também composto pelas equipes de Planejamento Estratégico e RH da Corte, representa todas as áreas do TRT. A implantação do projeto está a cargo da Leme Consultoria, e o curso foi sendo ministrado por Renan Sinachi.

    Adriana destaca que capacitação inicial da equipe se faz necessária "à medida que vamos implantar um novo método de avaliação de competências gerenciais." Segundo ela, o projeto terá continuidade nos Encontros Gerenciais que acontecerão em agosto e setembro próximos e terão como eixo central o treinamento dos 300 gestores deste Regional para a prática de aplicação da metodologia adotada. Na avaliação da diretora, com a implantação da gestão de pessoas por competência, que já é praticada por outros tribunais e preconizada pelo CSJT, a 15ª está alinhando a gestão de pessoas à estratégia do Tribunal.

    Ela explica que o mapeamento das competências gerenciais identifica as lacunas entre a competência necessária para atingir os objetivos estratégicos da organização e as competências internas já existentes. Já a avaliação das competências técnicas e comportamentais passam a orientar o subsistema de educação corporativa em seus processos de identificação de necessidades de aprendizagem, definindo os conteúdos de ensino, e, em outra fase, a identificação e alocação de talentos, conforme o perfil profissional definido pelo mapeamento. Reforça ainda que o mapeamento das competências passa a ser a ferramenta inicial para a implantação do modelo de gestão pretendido pelo Regional.

    Plano Plurianual da Corte enfatiza capacitação

    A diretora de Pessoal lembra que o Plano Plurianual da Corte (2010-2014) traz como um de seus objetivos estratégicos na área de Gestão de Pessoas a Meta 30, que versa sobre aperfeiçoamento e capacitação contínuos aos magistrados e servidores em conhecimento jurídico e interdisciplinares. Dessa forma, no cumprimento dessa e de outras metas que também tratam do tema, a Diretoria de Pessoal vem realizando diversas atividades a partir da Proposta de Atividades de Capacitação, delineada ainda em 2011, ano em que foi instituído o Programa Permanente de Capacitação dos Servidores do Tribunal, iniciativa da Administração presidida pelo desembargador Renato Buratto. Na proposta foram elencadas ações de ambientação, eventos de desenvolvimento gerencial, ações de capacitação continuada, ações de responsabilidade social e demandas futuras, priorizando o ensino a distância.

    Adriana evidencia que a Diretoria de Pessoal tem focado suas atividades “na promoção do desenvolvimento e na valorização do capital humano, entendidos estes como as competências individuais, as relações de trabalho, o estilo de liderança e os sistemas de comunicação e compartilhamento do saber”.

    A ampla programação para capacitação de servidores que vem sendo colocada em prática pela Diretoria de Pessoal ao longo de quase dois anos é composta de seis macropropostas subdivididas em dezenas de cursos e palestras, priorizando ações de Ambientação para Integração de Novos Servidores; Eventos de Desenvolvimento Gerencial; Capacitação Continuada; Ações de Responsabilidade Social com capacitação de funcionários terceirizados e estímulo à inclusão; estudos envolvendo Demandas Futuras de capacitação, mediante diagnóstico de necessidades de capacitação das unidades de 1ª Instância e Atuação Conjunta com a Assessoria de Planejamento Estratégico.

    • Publicações8277
    • Seguidores632021
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações182
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-coloca-em-pratica-projeto-de-gestao-por-competencia/100027161

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)