Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Salto ganha nova sede da Justiça do Trabalho nesta quarta-feira, dia 29

    Por José Francisco Turco e Matheus Zampa

    O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região inaugura nesta quarta-feira, 29 de maio, a nova sede da Vara do Trabalho (VT) de Salto, localizada na Rua José Galvão, 196, no centro da cidade. A cerimônia terá início às 11 horas e contará com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, e do titular da VT, juiz Marcelo Carlos Ferreira, além de personalidades do município, como o prefeito Juvenil Cirelli e os presidentes da Câmara Municipal, Divaldo Aparecido dos Santos, e da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cleber Rodrigo Matiuzzi.

    Com 861 metros quadrados de área construída, o novo prédio é cerca de 47 % maior do que o anterior, que tem 586 metros quadrados. Além de oferecer mais conforto aos jurisdicionados, magistrados, servidores e advogados, o novo imóvel possui estacionamento no recuo frontal, com vaga para seis veículos, incluindo uma destinada a idosos e outra para portadores de necessidades especiais. Diferentemente do prédio até então ocupado pela VT, o atual conta com sanitários adaptados aos portadores de necessidades especiais, em cada pavimento. Também possui um segundo gabinete de juiz e uma segunda sala de audiências.

    Em virtude da mudança para o novo prédio, o expediente normal de trabalho na VT de Salto, incluindo o atendimento ao público, está suspenso desde o dia 20 de maio e será retomado às 13 horas da quarta-feira, 29 de maio, data para a qual foi adiado o vencimento de todos os prazos processuais que se encerrariam no período de suspensão.

    VT de Salto em Números

    Em 2012, deram entrada 1850 ações na Justiça do Trabalho de Salto, e 1486 foram solucionadas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), residem na cidade cerca de 105.516 mil habitantes.

    Às margens do rio teimoso

    Salto fez-se às margens do Rio Tietê, o chamado rio teimoso. Mesmo estando a poucos quilômetros do litoral – a nascente do Rio é em Salesópolis, na Serra do Mar, a mais de 1000 metros de altitude – o Tietê praticamente atravessa o Estado de São Paulo de leste a oeste, fazendo o caminho inverso. A VT de Salto, tanto a sede atual como a nova, fica próxima ao Complexo Turístico da Cachoeira, a maior queda d'água do Rio Tietê, que foi batizada pelos índios guaianazes – primeiros habitantes do local – de Ytu-Guaçu, ou Salto Grande, inspirando o nome do município.

    A região, por conta do Tietê, representou importante papel no desbravamento do interior paulista pelos bandeirantes em meados do século XVI, foi trampolim para as expedições às minas de ouro de Cuiabá (MT) e vivenciou a efervescente produção de cana-de-açúcar, café e algodão no século XVIII. A posição geográfica privilegiada e a construção da Companhia Ituana da Estrada de Ferro em 1873 impulsionaram os investimentos fabris. As relações de trabalho em Salto foram intensificadas, com a exploração da mão de obra feminina e infantil em duas tecelagens, fundadas em 1876 e 1880.

    Um dos cartões-postais do município é uma bela e imponente construção inspirada na arquitetura inglesa, que fica às margens do rio e foi berço da indústria saltense. Ali funcionou entre 1910 e 1981, a Brasital, também especializada em fiação e tecelagem. Na década de 1940, 75% da força de trabalho era formada por mulheres. Curiosamente, um dos pontos de visitação do município, o Caminho das Esculturas, retrata personagens que compõem a história de Salto, como o índio, o pescador, entre outros. A estação operária é representada pela estátua de uma mulher, tal qual sua importância nos meios de produção saltense.

    Com mais de 105 mil habitantes (Censo IBGE/ 2010), Salto ostenta o status de Estância Turística do Estado de São Paulo, não só pela bela cachoeira do Rio Tietê, mas também pelo contexto histórico que cultiva e preserva, perfazendo momentos distintos e cruciais da evolução do interior paulista. Ao chegar ao Complexo da Cachoeira, o turista é abordado por profissionais especializados que dão informações históricas sobre o município. Ali foi montado o Memorial do Tietê, que convida a uma viagem pelo universo do rio. Há museus e centros de educação e cultura pela cidade, assim como o Parque Rocha Moutannée, que guarda vestígios da Era Glacial no continente.

    (Com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salto)

    • Publicações8277
    • Seguidores632022
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/salto-ganha-nova-sede-da-justica-do-trabalho-nesta-quarta-feira-dia-29/100536959

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)