Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vara do Trabalho de Salto já conta com prédio mais moderno e funcional

    Por José Francisco Turco

    A Vara do Trabalho (VT) de Salto já conta com melhores e mais amplas instalações, com a inauguração nesta quarta-feira (29/5) de sua nova sede, localizada na Rua José Galvão, 196, no centro da cidade. O prédio, que é alugado, foi construído com base nas normas de acessibilidade e sustentabilidade exigidas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho. A cerimônia que marcou o início do funcionamento do Judiciário Trabalhista no local contou com a participação dos desembargadores Flavio Allegretti de Campos Cooper, Fernando da Silva Borges e Luiz Antonio Lazarim, respectivamente presidente do TRT, vice-presidente administrativo, e presidente da 1ª Câmara do Regional; o titular da VT de Salto, juiz Marcelo Carlos Ferreira, além de personalidades do município, como o prefeito Juvenil Cirelli e os presidentes da Câmara Municipal, Divaldo Aparecido dos Santos, e da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cleber Rodrigo Matiuzzi. Estiveram presentes ainda, o diretor-geral do TRT, Evandro Luiz Michelon, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), José Aristéia Pereira, magistrados que atuaram como substitutos na unidade, sindicalistas, empresários, ex-juízes classistas e autoridades locais, ligadas aos três poderes, entre outros.

    A solenidade teve início com a apresentação do Grupo de Chorinho do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari, sob coordenação dos professores Célia Trettel e Gilmar de Campos, que culminou com a execução do Hino Nacional. Em seguida, o desembargador Cooper e o prefeito Juvenil fizeram o desenlace da fita inaugural. Já dentro da VT, o presidente do TRT e o juiz Marcelo Carlos Ferreira descerraram placa alusiva ao evento.

    Em seu pronunciamento o advogado Cleber Rodrigo Matiuzzi, que é militante no ramo trabalhista, ressaltou o prazer de participar de um evento que marcava um avanço para a comunidade ligada ao Direito do Trabalho no município. O presidente da OAB em Salto ressaltou o empenho da Direção da 15ª e, especialmente, do juiz Marcelo Ferreira, para que a nova sede se tornasse uma realidade. Definindo a população local como obreira e civilizada, Cleber destacou o bom andamento dos trabalhos que se verifica na unidade, proporcionado por todos os envolvidos nos processos. "O mínimo que podemos dizer sobre essa inauguração é que há um ar de engrandecimento da Justiça do Trabalho em nossa cidade", concluiu.

    O juiz Marcelo Carlos Ferreira abriu seu discurso sentenciando "que a realidade é dinâmica". O magistrado enfatizou que a cidade já ultrapassou os 100 mil habitantes, acarretando um crescimento "notado em todas as áreas e esferas, e a Justiça do Trabalho é um termômetro dessa dinâmica social." Marcelo descreveu os desafios enfrentados até que o novo prédio se tornasse uma realidade e realçou que, embora a dignidade da Justiça não seja representada por uma edificação, "melhores instalações nos ajudam a trabalhar melhor". Ele também elogiou bastante os magistrados substitutos que atuaram ou ainda atuam na VT e, muito emocionado, agradeceu

    especialmente os servidores pelo apoio e dedicação nos três anos que permaneceu ali. "Todos demos algo a mais para o melhor andamento das atividades a cada dia". O magistrado enalteceu o trabalho do presidente do Tribunal e a todos os que contribuíram para que o momento da inauguração do novo prédio chegasse.

    O prefeito Juvenil Cirelli enfatizou que a comemoração de hoje, marca também a continuidade dos esforços para que a Justiça do Trabalho passe a contar com um prédio próprio. O político também agradeceu ao desembargador Cooper e sua equipe pela conquista e fez questão de lembrar que o município é sempre um parceiro do Tribunal na melhoria do atendimento à comunidade.

    Fechando os pronunciamentos, o desembargador Cooper pediu licença para dizer que o momento marcava um "Salto" de qualidade. O presidente ressaltou a importância do trabalho do diretor-geral, Evandro Michelon, e de outros membros da equipe do TRT, que muitas vezes passa despercebido. "Nós somos uma equipe integrada", reforçou o presidente. Ao destacar o trabalho de magistrados e servidores em Salto e em toda a 15ª Região, Cooper sentenciou que "o nosso maior patrimônio são as pessoas". O presidente da 15ª concluiu antecipando que o próximo grande "Salto", será a conquista do prédio próprio.

    O evento foi encerrado com o coquetel, oferecido pelo Sindicato dos Comerciários de Itu.

    Prédio prima pela funcionalidade e pela acessibilidade

    Com 861 metros quadrados de área construída, o novo prédio, que é alugado, é cerca de 47 % maior do que o anterior, que tem 586 metros quadrados. Além de oferecer mais conforto aos jurisdicionados, magistrados, servidores e advogados, o novo imóvel possui estacionamento no recuo frontal, com vaga para seis veículos, incluindo uma destinada a idosos e outra para portadores de necessidades especiais. Diferentemente do prédio até então ocupado pela VT, o atual conta com sanitários adaptados aos portadores de necessidades especiais, em cada pavimento. Também possui um segundo gabinete de juiz e uma segunda sala de audiências.

    • Publicações8277
    • Seguidores632022
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vara-do-trabalho-de-salto-ja-conta-com-predio-mais-moderno-e-funcional/100539513

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)