Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    1ª VARA DO TRABALHO DE CAMPINAS COMPLETA 65 ANOS

    Por Luiz Manoel Guimarães

    A 1ª Vara do Trabalho de Campinas completa hoje, 6 de maio, 65 anos de funcionamento. Segundo informações do Centro de Memória, Arquivo e Cultura (Cemac) do TRT da 15ª Região, a VT foi instalada em 6 de maio de 1944, no número 514 da Rua Costa Aguiar, no Centro da cidade, exatamente um mês antes do Dia D, talvez a data mais importante da 2ª Guerra Mundial, quando tropas aliadas desembarcaram nas praias da Normandia para libertar a França da ocupação nazista. Foi uma das primeiras unidades da Justiça Trabalhista brasileira instaladas numa cidade que não era capital de estado.

    A então 1ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Campinas - a denominação atual só seria adotada em 2002, com a extinção da representação classista na Justiça do Trabalho -, teve como primeiro presidente o juiz Abraão Blay. Os vogais, futuramente denominados juízes classistas, eram Agenor Araújo, pelos empregadores, e José de Oliveira Matias, pelos empregados.

    Entre as autoridades presentes à solenidade de inauguração, esteve Oscar de Oliveira Carvalho, presidente do Conselho Regional do Trabalho em São Paulo, órgão do Poder Executivo a que a JCJ estava subordinada à época - a Justiça do Trabalho só se tornaria órgão do Poder Judiciário em 1946.

    • Publicações8277
    • Seguidores632023
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações90
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1-vara-do-trabalho-de-campinas-completa-65-anos/1045322

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)