Carregando...
JusBrasil - Notícias
30 de setembro de 2014

1ª VARA DO TRABALHO DE CAMPINAS COMPLETA 65 ANOS

Publicado por Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (extraído pelo JusBrasil) - 5 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Por Luiz Manoel Guimarães

A 1ª Vara do Trabalho de Campinas completa hoje, 6 de maio, 65 anos de funcionamento. Segundo informações do Centro de Memória, Arquivo e Cultura (Cemac) do TRT da 15ª Região, a VT foi instalada em 6 de maio de 1944, no número 514 da Rua Costa Aguiar, no Centro da cidade, exatamente um mês antes do Dia D, talvez a data mais importante da 2ª Guerra Mundial, quando tropas aliadas desembarcaram nas praias da Normandia para libertar a França da ocupação nazista. Foi uma das primeiras unidades da Justiça Trabalhista brasileira instaladas numa cidade que não era capital de estado.

A então 1ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Campinas - a denominação atual só seria adotada em 2002, com a extinção da representação classista na Justiça do Trabalho -, teve como primeiro presidente o juiz Abraão Blay. Os vogais, futuramente denominados juízes classistas, eram Agenor Araújo, pelos empregadores, e José de Oliveira Matias, pelos empregados.

Entre as autoridades presentes à solenidade de inauguração, esteve Oscar de Oliveira Carvalho, presidente do Conselho Regional do Trabalho em São Paulo, órgão do Poder Executivo a que a JCJ estava subordinada à época - a Justiça do Trabalho só se tornaria órgão do Poder Judiciário em 1946.

0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×
Disponível em: http://trt-15.jusbrasil.com.br/noticias/1045322/1-vara-do-trabalho-de-campinas-completa-65-anos