Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TEMPORÁRIO DEMITIDO NO PRIMEIRO DIA DE CONTRATO TEM DIREITO A INDENIZAÇÃO

    Por unanimidade, a 10ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, baseada em voto do juiz João Alberto Alves Machado, negou provimento a recurso de empresa prestadora de serviços, mantendo determinação da 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba no sentido de que a empregadora deve pagar ao reclamante a indenização prevista no artigo 479 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)- "Nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o termo do contrato."

    Para o relator, não há motivo para negar ao contrato de trabalho temporário a aplicação dos preceitos contidos na CLT . "As hipóteses que autorizam celebração de contrato temporário, instituídas pelo artigo da Lei 6.019 /74, inserem-se naquelas previstas pela alínea 'a' do artigo 443 da CLT", argumentou o magistrado.

    A empresa contratou o trabalhador em 19 de janeiro de 2006, por um prazo de 90 dias. Entretanto, acabou por demitir o empregado na mesma data, sem que houvesse causa a justificar ato tão repentino. Ao contrário, a justificativa apresentada - término de contrato - foi considerada pela Câmara completamente incompatível com o motivo alegado para a contratação - acúmulo extraordinário de serviço na empresa cliente - e com a duração do contrato - um dia. "Evidente a despedida imotivada. O acúmulo extraordinário de serviços não se resolve em um único dia" , assinalou o juiz João Alberto, que defendeu a manutenção da sentença de origem "tendo em vista que a reclamada rescindiu antecipadamente o contrato de trabalho temporário, sem apresentar qualquer justificativa ou motivo válido e lógico, e não existindo qualquer incompatibilidade lógica ou jurídica a impedir a aplicação do artigo 479 da CLT".

    Quanto ao recurso do reclamante, que pretendia receber indenização por danos morais por ter sido demitido logo no primeiro dia de contrato, a Câmara também negou provimento. Os juízes entenderam não haver prova de que o trabalhador teve sua integridade moral aviltada, além de a dispensa imotivada ser procedimento previsto e autorizado pela lei. (Processo nº 0497-2006-016-15-00-3 ROPS)

    • Publicações8277
    • Seguidores632020
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações963
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/temporario-demitido-no-primeiro-dia-de-contrato-tem-direito-a-indenizacao/174869

    Informações relacionadas

    Amanda Araripe, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    [Modelo] Reclamação Trabalhista - Indenização pela Perda de uma Chance

    Vanessa de Andrade Pinto, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Rescisão contratual após e antes do período de experiência: como funciona?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)