Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    BIBLIOTECA DIGITAL JURÍDICA COMEÇA A SER IMPLEMENTADA NO TRIBUNAL

    Nos dias 3 e 4 de julho, a chefe da Seção de Informação Digital do Superior Tribunal de Justiça, Laila de Moura Dantas, esteve ministrando um treinamento para instalação, criação e alimentação da Biblioteca Digital Jurídica (BDJur) do TRT da 15ª Região, no auditório da Escola da Magistratura deste Regional. Participou do treinamento, auxiliando a professora, o servidor Flávio Borges Botelho, da Seção de Aplicações Web do STJ.

    Este curso é parte do acordo de cooperação técnica assinado recentemente entre o STJ, o TRT da 15ª Região e a Escola da Magistratura, para a formação de uma Rede de Informações Digitais do Poder Judiciário, garantindo a implementação e a integração desses órgãos à Rede, também conhecida como "Consórcio BDJur", que pode ser acessado pelo endereço www.consorciobdjur.gov.br.

    Um dos aspectos interessantes desse consórcio é que os cooperados podem, por exemplo, deixar num repositório comum, capítulos de livros e periódicos, teses, dissertações, decisões jurisprudenciais, palestras, discursos etc.

    O Consórcio BDJur é uma rede de bibliotecas digitais formada pelos órgãos do Poder Judiciário que busca integrar, em um único portal, os mais importantes repositórios de informação digital jurídica, de forma a permitir buscas e consultas unificadas nesses acervos e possibilitar respostas instantâneas.

    O BDJur nasceu de uma proposta da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, do STJ, de formar uma rede de bibliotecas digitais dos órgãos do Poder Judiciário, englobando as esferas federal e estadual, além dos órgãos essenciais e auxiliares da Justiça.

    Entre os objetivos do BDJur estão a criação de Repositório Institucional; colaborar com a disseminação dos documentos jurídicos eletrônicos de interesse do Poder Judiciário; facilitar a Gestão do Conhecimento no âmbito do Poder Judiciário e contribuir para a democratização e acessibilidade da informação jurídica, comungando com a política de livre acesso ao conhecimento.

    A intenção é fornecer uma ferramenta de pesquisa que beneficie a sociedade como um todo, integrando num único portal os mais importantes repositórios de informação digital jurídica. O BDJur não só disponibiliza o inteiro teor de documentos jurídicos, como também facilita buscas unificadas em diversos acervos, providenciando repostas instantâneas.

    Fazem parte desses acervos informações referentes à produção intelectual de magistrados, análise de sites jurídicos, atos normativos emanados de órgãos do Poder Judiciário e arquivos diversos de texto, som e imagem.

    • Publicações8277
    • Seguidores632015
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações296
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/biblioteca-digital-juridica-comeca-a-ser-implementada-no-tribunal/175224

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)