Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT INAUGURA NOVA SEDE DA VARA DO TRABALHO DE ANDRADINA

    Será inaugurada nesta segunda-feira, 24/11, a nova sede da Vara do Trabalho (VT) de Andradina, município do Oeste paulista, a 568 quilômetros de Campinas. A solenidade começa às 14 h e contará com a presença do presidente do TRT da 15ª Região, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo, e do juiz titular da VT, Março Antonio Macedo André, entre outras autoridades.

    A Vara muda da Rua Floriano Peixoto, nº 1291, para a Rua Corumbá, 901. O prédio atual é uma residência onde a VT foi instalada de forma improvisada, com problemas de acesso para portadores de necessidades especiais, inclusive por se tratar de uma construção em dois pavimentos e dividida em muitos cômodos. A nova sede é um prédio recém-construído, já adaptado para atender mais eficientemente as demandas de uma Vara do Trabalho. Além disso, é uma construção térrea, que obedece às regras de acessibilidade. Conta também com dois sanitários (masculino e feminino) para portadores de necessidades especiais. Volume de processos tem crescido

    Em 2007, a VT de Andradina recebeu 1.597 processos e solucionou 1.579. Somente de janeiro a outubro de 2008, já foram recebidos 1.778, e 1.628 obtiveram solução, por sentença, acordo, arquivamento etc. No final de outubro, a Vara acumulava um saldo de 3.862 processos, sendo 1.316 em fase de conhecimento – quando são apresentadas as provas, e o juiz profere a sentença –, 1.943 em execução e 603 no chamado “arquivo provisório”, situação em que o processo aguarda alguma providência de uma das partes para voltar a ter andamento – a apresentação de um endereço para notificação da parte contrária, por exemplo. Apesar da demanda crescente, a Vara tem conseguido resolver um número maior de processos, reduzindo, assim, o saldo acumulado – no final de 2007, havia 4.327 ações em tramitação na VT.

    O aumento da demanda motivou, inclusive a criação da Unidade Itinerante da Justiça do Trabalho em Pereira Barreto, município que pertence à jurisdição da VT de Andradina. Na Unidade Itinerante será realizada boa parte da tramitação dos processos não só de Pereira Barreto, mas também de outros cinco municípios – Ilha Solteira, Itapura, Sud Mennucci, Guzolândia e Suzanápolis –, desafogando a Vara de Andradina. Além de audiências, despachos e outros atos jurisdicionais que dependem da presença do juiz, na Unidade Itinerante funciona o serviço de protocolo de petições. Também é possível ingressar com as chamadas "reclamações verbais", em que o próprio reclamante relata oralmente a um servidor o seu pedido, ajuizando a ação trabalhista sem ser representando por um advogado.

    • Publicações8277
    • Seguidores632023
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações876
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-inaugura-nova-sede-da-vara-do-trabalho-de-andradina/271384

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)