Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz auxiliar da Presidência do CNJ profere palestra sobre certificação digital

    Por Ademar Lopes Junior

    "A validade de documentos digitais e a certificação digital" foi tema da palestra ministrada pelo juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Paulo Cristovão de Araújo Silva Filho, e que atua como substituto na 3ª Vara Federal Cível de Curitiba. O evento, que contou com a participação do desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, reuniu 29 juízes e 27 servidores, aconteceu no auditório da Escola Judicial do TRT-15, na manhã desta sexta-feira, 5/4. A vice-diretora da Ejud, desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, que compôs a Mesa de Honra ao lado do palestrante convidado, fez as apresentações do colega e ressaltou a importância e a modernidade do tema.

    O palestrante, que também exerce a função de juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo sua atuação dirigida à Comissão de Tecnologia da Informação e Infraestrutura, iniciou sua apresentação lembrando que o tema "é complicado e árido para muitos juízes, e requer um pouco mais de conhecimento da área de exatas", e apresentou um roteiro que contemplou uma exposição jurídica inicial sobre a prova e as normas jurídicas, os tipos de documentos eletrônicos, passando para a validade jurídica desses documentos. Também expôs sobre o regime jurídico da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP) e dos documentos digitalizados, a assinatura digital e a criptografia simétrica e assimétrica. O magistrado concluiu com a segurança da certificação digital.

    O palestrante falou da legislação pertinente ao tema, iniciando pelo Código Civil, que trata em seu artigo 212 da reprodução em geral; a Medida Provisória 2.200, que trata exclusivamente do valor jurídico de documentos eletrônicos; da Lei 11.419/06, que considera originais todos os documentos produzidos eletronicamente; e da Lei 12.682/12 (boa parte dela vetada), que dispõe sobre a elaboração e o arquivamento de documentos em meios eletromagnéticos.

    O palestrante ainda abordou a questão da cadeia de certificação, cujo padrão adotado pelo Brasil, o de "raiz única", espelha o modelo europeu. A ICP-Brasil, criada pela MP 2.200, estabeleceu dois modos de estrutura de confiança (o de "raiz única", que vale contra terceiros, e o de "raiz mútua", que vale apenas entre os concordantes).

    Segundo o magistrado, a assinatura digital "é um mecanismo destinado a assegurar que um determinado documento eletrônico foi produzido ou apresentado por uma pessoa". O palestrante falou ainda das espécies de assinatura eletrônica, sobre a segurança e praticidade do "login/senha" e até dos perigos do "fishing", prática de "pescaria de senha", muito difundida. Paulo Cristóvão falou ainda da criptografia, que é uma forma de identificação da assinatura de alguém e, também, de como pode ser adulterada.

    Em sua conclusão, o palestrante, ao falar da "segurança" da certificação digital, afirmou que "a pergunta não é se há ou não segurança, mas se é preciso". Cristóvão afirmou que "a decisão judicial é estável" e que, "apesar de tudo, a assinatura eletrônica é a única segurança que temos".

    • Publicações8277
    • Seguidores632023
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-auxiliar-da-presidencia-do-cnj-profere-palestra-sobre-certificacao-digital/100443359

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)