jusbrasil.com.br
27 de Outubro de 2021
    Adicione tópicos

    TRT-15 terá tecnologia Google para pesquisa jurisprudencial

    Sistema deverá entrar em vigor em abril deste ano

    Por Ana Claudia de Siqueira

    Decisões proferidas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) referentes a processos físicos e eletrônicos estarão disponíveis para pesquisa jurisprudencial de forma mais rápida e inteligente na homepage do Regional. O TRT acaba de firmar um contrato com o Google para o fornecimento da solução Google Search Appliance (GSA) de pesquisa textual, que inclui serviços de instalação, configuração, garantia e suporte técnico. O serviço será implantado nos próximos 90 dias, com previsão de liberação para uso público a partir de abril deste ano.

    A iniciativa representa um grande avanço no sistema de pesquisa jurisprudencial. Para o presidente do TRT-15, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, o emprego desta ferramenta de busca se faz necessária em virtude da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) pelo Poder Judiciário. "O PJe põe fim aos autos em papel para processos novos. Uma das principais vantagens da tecnologia Google de pesquisa está em sua notória expertise em procedimentos de busca, que – incorporada as decisões proferidas pelo TRT 15, do legado em autos físicos e daquelas referentes ao PJe-JT –, trarão muitos benefícios e facilidades a todos os usuários do Regional", assinala.

    A solução Google Search Appliance (GSA) integra hardware e software, sendo capaz de indexar documentos e informações corporativas, possuindo a funcionalidade de ordenação dos resultados de pesquisa por metadados, "permitindo ainda várias opções de busca avançada, que ao final, traz uma grande precisão nos resultados desejados pelo usuários", explica o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT, Herbert Wittmann.

    O TRT-15 é o segundo maior tribunal trabalhista do país em estrutura e movimentação processual. Segundo a Coordenadoria de Pesquisa e Estatística do Tribunal ingressaram na 15ª em 2013, 296.218 novas ações na fase de conhecimento. Foram solucionadas 275.173. Na segunda instância, 115.782 processos foram recebidos e 121.242 solucionados, incluindo-se os embargos de declaração. Essa movimentação processual gera milhares de documentos anualmente, incluindo as decisões.

    A ferramenta estará disponível a partir da migração do site do TRT para esta nova plataforma Google, que envolve diversos estágios, desde a entrega de equipamentos até a instalação de licenças e testes.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)