Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MULTA DE TRÂNSITO POR CULPA DO EMPREGADOR GERA INDENIZAÇÃO

    Apurada a culpa da empresa, que não conservou adequadamente o veículo dirigido pelo trabalhador, reconhece-se a responsabilidade pelo ressarcimento do prejuízo de ordem moral, com pagamento de indenização ao empregado. Por unanimidade, assim decidiu a 1ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região - Campinas/SP. Empregado da empresa Lourenço & Negri Ltda, o trabalhador entrou com reclamação perante a 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba pedindo indenização por danos morais. Para o funcionário, a empresa tem culpa pelas multas que recebeu enquanto trabalhava, já que o veículo utilizado não estava em condições de trafegar pelas rodovias. Diante disso, pediu indenização, pois teve que se submeter a novos exames de reabilitação de sua carteira de motorista. Como seu pedido foi indeferido pela 1ª instância, o trabalhador interpôs recurso perante o TRT.

    "Tem razão o recorrente", disse a juíza Adriene Sidnei de Moura David Diamantino, relatora do recurso. Para a magistrada, ficou comprovado que foram impostas cinco multas de trânsito ao trabalhador por culpa exclusiva da empresa, pois todas relacionadas ao estado de conservação do veículo dirigido pelo empregado.

    Como o juiz da vara trabalhista determinou que a empresa arcasse com o valor das multas e os gastos para que o empregado regularizasse sua carteira nacional de habilitação, a relatora Adriene decidiu que também é o caso de indenizar o trabalhador pelos transtornos que lhe foram causados. "Não é nada confortável a qualquer cidadão ver-se obrigado a se submeter a novos exames destinados à reabilitação de sua carteira de motorista. O sentimento de vergonha é patente, ainda mais quando foi a empresa quem deu causa à situação. As infrações anotadas no prontuário de um trabalhador-motorista e a necessidade de reabilitação de sua CNH comprometem sua vida profissional", fundamentou Adriene. Baseada no Código Civil , a magistrada deferiu a indenização por danos morais no valor aproximado de R$5 mil. (Processo 02119-2004-016-15-00-2 RO) Leia a ementa do acórdão: MOTORISTA INFRATOR. CULPA DA EMPRESA QUE NÃO ZELOU PELA CONSERVAÇÃO DO VEÍCULO UTILIZADO EM SERVIÇO. INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DEVIDA. Parece-me intuitivo que não é nada confortável a qualquer cidadão ver-se compelido a se submeter a aulas específicas e a novos exames destinados à reabilitação de carteira de motorista- CNH. Os sentimentos de vergonha e, na hipótese, o prejuízo do trabalhador que desenvolve a função de motorista profissionalmente, são patentes. Apurada que foi a culpa da empregadora, que não conservou adequadamente o veículo que era dirigido pelo autor em razão do contrato de emprego, reconhece-se a sua responsabilidade pelo ressarcimento do prejuízo de ordem moral, sendo devida a indenização correlata. Juíza Adriene Sidnei de Moura David Diamantino

    • Publicações8277
    • Seguidores632020
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1904
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/multa-de-transito-por-culpa-do-empregador-gera-indenizacao/175182

    Informações relacionadas

    Rodolfo Pamplona Filho, Juiz do Trabalho
    Artigoshá 5 anos

    Responsabilidade Civil do Empregador por ato do Empregado

    Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região TRT-10: XXXXX-92.2019.5.10.0801 DF

    Quem deve pagar a Multa de Trânsito cometida pelo empregado?

    Modelo de Contrato de União Estável – Separação Total de Bens

    Advogado Atualizado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo Recurso de Multa - Cinto de Segurança

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Indenização devida por conta das multas serem atribuídas a conservação do veículo, ou seja total responsabilidade do empregador. Agora se o empregado motorista circula por via proibida como corredor de ônibus, avanço de semáforo vermelho, excesso de velocidade, nesse sim, incorre em responsabilidade do motorista que é responsável por tais circunstancias. conforme rege o art 186 do CC. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

    "A Negligência é uma falta de cuidado ou desleixo relacionado a uma situação." continuar lendo