Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AVISO PRÉVIO INDENIZADO INFLUENCIA NA DATA DE RESCISÃO: TRABALHADOR TEM RECURSO DESPROVIDO

    Em ação trabalhista que pretendia também novos valores de “vales-cestas” e multa convencional (por transgressão a normas coletivas) o empregado não logrou êxito em suas reivindicações.

    O principal aspecto discutido foi o da indenização adicional fixada em lei que tenta obstar ou tornar mais onerosa dispensa do obreiro em período anterior (30 dias) à data base da categoria profissional.

    A desembargadora Gisela R. M. de Araújo e Moraes relatou o Processo e consignou que “o autor foi dispensado sem justa causa em 08/04/2009, mediante a concessão de aviso prévio indenizado, o qual projetou o termo final do contrato de trabalho para 08/05/2009, por força do art. 487, § 1º da CLT”.

    A relatora concluiu que, “considerando a projeção do aviso prévio, constata-se que a dispensa do autor não ocorreu no trintídio antecedente à data-base da categoria, uma vez que esta se deu em 1º/05/2009”.

    A 5ª Câmara foi unânime ao entender que a rescisão contratual se efetivou somente após a entrada em vigor da nova convenção coletiva da categoria profissional do autor, “restando indevida a indenização”.(Processo 078700-61.2009-5-15-0121; Acórdão 2641/10; 5ª Câmara)

    • Publicações8277
    • Seguidores632021
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aviso-previo-indenizado-influencia-na-data-de-rescisao-trabalhador-tem-recurso-desprovido/2087933

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)