Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargadores Fernando Borges e Eduardo Zanella participam de homenagem à Ponte Preta, primeira democracia racial do futebol brasileiro

    Primeira democracia racial do futebol brasileiro, a Associação Atlética Ponte Preta foi homenageada, na terça-feira (15/8), com o lançamento de um selo pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Com a imagem de Miguel do Carmo, jogador negro do elenco inicial pontepretano, em 1900, o selo integra as comemorações dos 117 anos de fundação do clube. O evento contou com a participação do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Fernando da Silva Borges, que compôs a mesa de abertura do evento, e do presidente do Comitê Regional de Erradicação do Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Discriminação da Justiça do Trabalho da 15ª Região, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella.

    Para uma plateia formada por membros da família de Miguel do Carmo - entre eles o filho Geraldo do Carmo -, integrantes de movimentos sociais, autoridades e torcedores, o presidente do TRT-15 destacou algumas das ações realizadas pelo Tribunal no combate às discriminações e na defesa da igualdade de direitos. "É uma grande satisfação participar desta justa homenagem. Nós que, no nosso Tribunal, fomos os primeiros a implantar as cotas em concursos, que mantemos o Comitê tão bem conduzido pelo desembargador Zanella", ressaltou.

    O vereador Carlos Roberto de Oliveira, o Carlão do PT, um dos responsáveis pelo lançamento do selo, falou sobre a importância da iniciativa para que a população de Campinas conheça a história dos mitos e dos heróis negros da cidade. "O selo e o projeto Ruas de Histórias Negras têm como objetivo contribuir para a implementação da Lei 10.639/2003, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas nossas escolas", destacou.

    Pioneirismo da Ponte

    Responsável pela pesquisa que deu origem ao selo, o historiador José Moraes dos Santos Neto afirmou que, embora haja controvérsias, não resta a menor dúvida de que a Ponte Preta foi o primeiro clube de futebol a unir brancos, negros, brasileiros e estrangeiros. "Embora outros clubes reivindiquem esse pioneirismo, como o Vasco da Gama, a Ponte foi a primeira democracia racial do futebol brasileiro. Os outros clubes apenas divulgaram essa informação antes da Ponte", disse.

    Também compuseram a mesa de abertura do evento, o vereador Carlos Roberto de Oliveira, o Carlão do PT, o presidente de honra e o diretor financeiro da Ponte Preta, respectivamente Sergio Carnielli e Gustavo Valio, a gerente da Agência Filatélica de Campinas, Marta Mariana Vieira, e o coronel Isidro Suita Martinez, representante da Federação Paulista de Futebol.

    Durante o lançamento do selo, os participantes do evento ouviram cantigas, as palavras do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas, Tagino Alves dos Santos - um dos organizadores do evento, da comendadora Edna Almeida Lourenço, além de apresentações musicais do Grupo da Serrinha e de representantes de torcidas organizadas.

    • Publicações8277
    • Seguidores632022
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações131
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargadores-fernando-borges-e-eduardo-zanella-participam-de-homenagem-a-ponte-preta-primeira-democracia-racial-do-futebol-brasileiro/488678560

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)