Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT-15, Escola Judicial, MPT e OAB promovem seminário sobre racismo estrutural

    Com informações da Assessoria de Comunicação do MPT Campinas

    O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região - por meio do Comitê de Erradicação do Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Discriminação -, a Escola Judicial do TRT-15, o Ministério Público do Trabalho - por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação do Trabalho (Coordigualdade) - e a Ordem dos Advogados do Brasil – 3ª Subseção Campinas - Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil realizarão no dia 28 de junho, das 9h às 12h, o Seminário "Racismo Estrutural". O evento acontecerá no Plenário do TRT-15 e tem como objetivo debater a inserção de pessoas negras no mercado de trabalho. As inscrições estão encerradas, mas o seminário será transmitido ao vivo pelo canal do TRT-15 no YouTube.

    A iniciativa traz à discussão o conceito de racismo estrutural, que tem o preconceito por raça como fundamento estruturador das relações sociais, e como isso influencia diretamente na empregabilidade das pessoas negras. O seminário terá início com a palestra da professora Eunice Prudente, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), com o tema "Racismo estrutural". A docente aborda em suas linhas de pesquisa temas como as diferenças e desigualdades sociais, relações étnico-raciais, o negro na ordem jurídica brasileira e os limites dos direitos humanos em face do racismo.

    Em seguida, a coordenadora do curso de Direito da Universidade Mackenzie Campinas, Alessandra Benedito, abordará o assunto "Trabalhadores negros e mercado de trabalho". Já o professor doutor Hélio Santos, da Fundação Visconde Cairu (BA), falará sobre o sistema de cotas no Brasil, com base em suas pesquisas da temática sociorracial.

    Encerrando o ciclo de palestras, o fundador e reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, fará uma apresentação com o tema "Inclusão social dos afrodescendentes". A instituição de ensino criada por Vicente é voltada para a inclusão, qualificação e protagonismo do negro brasileiro.

    Racismo

    Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda há grande desigualdade entre brancos e negros* na sociedade brasileira. Com relação à questão salarial, por exemplo, os negros ganham R$ 1.570 por mês em média no País, enquanto que a média remuneratória mensal dos brancos é de R$ 2.814.

    O desemprego é outro fator de desigualdade. No primeiro trimestre de 2018 foi registrado desemprego entre os negros (14,6%) maior do que na média da população (11,9%). Apesar dos negros representarem 54% da população, a sua participação no grupo dos 10% mais pobres é de 75%. Já no grupo do 1% mais rico da população, a porcentagem de negros é de apenas 17,8%.

    A taxa de analfabetismo no Brasil é mais que o dobro entre negros (9,9%) do que entre brancos (4,2%). O número de brancos com 25 anos ou mais que têm curso superior (22,9%) é mais que o dobro da porcentagem de negros (9,3%) na mesma condição.

    *De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010), as pessoas negras englobam pretos e pardos, ambos considerados separadamente na pesquisa do IBGE.

    • Publicações8277
    • Seguidores632022
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações92
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-15-escola-judicial-mpt-e-oab-promovem-seminario-sobre-racismo-estrutural/721715803

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)